Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
DIDÁTICA FRANCESA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Ronald Feitosa Moraes, Francisca Tuanny Aparecida da Silva Souza, Aylla Gabriela Paiva de Araujo, Francisco Rômulo Feitosa Moraes

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


A Didática da matemática no Brasil é influenciada pelas pesquisas realizadas por alguns franceses a partir da segunda metade do século XX, como Yves Chevallard, Gastón Bachelard, Gérard Vergnaud, Guy Brousseau, Michele Artigue, Régine Douady e outros, tendo no Brasil, Luís Carlos Pais (2011) e Silvia Machado (2012) como alguns dos estudiosos dessa influência, nos apresentando os principais conceitos desses corpos teórico-científicos. Nesse sentido, objetivamos apresentar a compreensão dessas teorias pelos estudantes do Curso de Matemática da URCA, na sua formação inicial e na prática docente de dois professores, um do ensino fundamental e outro do ensino médio, de duas escolas públicas de uma cidade do interior do estado do Ceará. A pesquisa foi realizada através da análise das fichas de debulhamento de textos produzidas pelos estudantes da disciplina de Prática de Ensino I – Didática da Matemática, referentes a influência das pesquisas francesas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática com posterior debate entre acadêmicos e professor da disciplina, bem como pela observação e análise da ação dos professores da educação básica. Observamos que os professores pesquisados possuem em suas ações docentes, características intrínsecas às teorias estudas, no entanto, desconhecem tais teorias, devido à formação inicial fragmentada a qual foram submetidos.


Texto completo: PDF