Tamanho da fonte:
MATEMÁTICA FINANCEIRA POR TEMA GERADOR
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O artigo versará sobre um estudo acerca de uma experiência em sala de aula, promovida por meio de um tema gerador em duas turmas dos cursos técnicos do Instituto Federal Goiano – Campus Posse, durante o 2º semestre de 2015. O momento constituiu-se, inicialmente, numa articulação entre as conversas de corredores e o ato de ensinar os conceitos de juros simples e compostos, aumentos e descontos, impostos, inflação no decurso das disciplinas relacionadas com a Matemática. Dessa forma, as prerrogativas inseridas durante as pesquisas, subsidiaram a compreensão dos elementos formativos das disciplinas (Matemática Aplicada e Matemática Financeira). Assim, o objetivo é apresentar o processo de consolidação da ideia de um tema proposto em sala para auxiliar as aulas, incorporando ações que desaguem além dos procedimentos algoritmos realizados manualmente pelos educandos. Para tanto, descrevo o percurso da atividade, com vista a esboçar as etapas que foram desenvolvidas. Os resultados confirmam o engajamento dos envolvidos que conseguiram correlacionar o tema inflação com o cotidiano e os desdobramentos relacionados ao conhecimento de educação financeira.
Texto completo:
PDF