Última alteração: 05-10-2017
Resumo
Este projeto tem a finalidade de diversificar conhecimentos matemáticos introduzidos em um jogo de tabuleiros identificado como matemática pai d’égua, por meio lúdico relacionados a cultura paraense. Encontramos a dinamicidade de relacionarmos esse jogo matemático com o cotidiano do aluno, para a finalidade de desenvolver a aprendizagem, facilitando na compreenção de conteudos matemáticos especificos: Operações básicas, geometria plana, equações algebricas (1º grau) e coordenadas cartesiano. Por meio de concepções idealizadas por três alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA- Campus Belém), chegamos a conclusão de um jogo de tabuleiro, por consequência de sua praticidade e reverência no ambito escolar – juvenil. E com objetivo de que o aluno adquira raciocínio rápido e lógico através das possibilidades e desafios situados no jogo. A aplicação foi realizada numa turma de 7° ano do ensino fundamental II, na escola ISMA-Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo-Ananindeua. A atividade foi construída em dois dias, 11 e 12 de maio de 2017. Buscamos produzir uma dinâmica de aula que fosse diferenciada do que normalmente é proposto em sala.