Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Esse trabalho objetiva apresentar uma análise de erros e dificuldades apresentados por um grupo de estudantes de uma turma de sexto ano na resolução de atividades de raciocínio lógico que foram desenvolvidas na forma de oficinas que utilizaram-se dos jogos lúdicos para o ensino de matemática. As oficinas trabalharam com ideias de desenvolvimento do raciocínio lógico com 3 turmas compostas por alunos dos 4º, 5º e 6º ano de uma escola do município de Santa Maria (RS), sendo que para esse artigo, foram selecionadas as atividades realizadas em um dia de aula, em que se trabalhou com Jogos Boole e a resolução de enigmas matemáticos. Ao analisar as respostas dos alunos, foi encontrado um percentual de 19,06% de questões incorretas, que foram classificadas em três categorias de erros. A análise desses erros possibilitou ao professor em sala de aula, dar um retorno às respostas dos estudantes, que por sua vez ficaram mais motivados a participarem das atividades que iam se apresentando com os jogos. Por fim, reflete-se o trabalho em um âmbito geral, discutindo seus benefícios aos professores e alunos que participaram dessa experiência.