Última alteração: 06-10-2017
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado da análise das situações matemáticas encontradas nas atividades propostas de uma coleção de livros didáticos de Matemática adotada em Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio de uma Instituição Pública. A análise baseou-se em pesquisa documental e o aporte teórico fundamentou-se no Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e Educação Matemáticas. Investigou-se as situações apresentadas nas atividades propostas no que se refere ao contexto e em relação aos seis tipos de objetos primários propostos pelo enfoque. Verificou-se que, nas atividades propostas, prevalece o contexto da própria Matemática, contribuindo para a aprendizagem de técnicas e propriedades, mas não para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno. Reflete-se na disposição das atividades de maneira mais equilibrada, incluindo situações no contexto da realidade do aluno, pois a construção do conhecimento matemático vai além do “calcule e resolva”, já que a Matemática é capaz de envolver aspectos sociais, políticos e econômicos e pode contribuir para o aluno na sua formação para a vida e para o mundo do trabalho. Destaca-se, também, que as atividades propostas não estão no contexto da realidade da área técnica.