Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ENSINO E APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES VIA MODELOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR: EXPLORANDO AS DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Jader de Oliveira

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Resumo: Este trabalho investiga em que medida o ensino-aprendizagem de Sistemas Lineares para alunos de cursos técnicos pode ser facilitado a partir da utilização de Modelos de Programação Linear. Os modelos com Programação Linear são utilizados nas mais variadas áreas. Como exemplos de aplicação da ferramenta da programação linear temos: problemas de transporte, transbordo e designação; planejamento da produção; programação de projetos; mistura de produtos; gestão financeira; ajustes de curvas; corte e empacotamento e controle ótimo de sistemas lineares. Os sujeitos da pesquisa são alunos do Curso Técnico de Administração, IFES/Campus Cariacica. Verificação da aprendizagem a partir dos registros de representação semiótica. O produto educativo será a elaboração de uma Sequência Didática com desenvolvimento de técnicas e procedimentos para o ensino do conteúdo Sistemas Lineares incorporados às disciplinas dos cursos técnicos do IFES. A metodologia utilizada para a elaboração e aplicação da sequência didática envolve uma pesquisa qualitativa participante.

Palavras Chaves: Registros de representação semiótica. Educação matemática. Modelagem Matemática. Programação Linear.


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