Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o relato do desenvolvimento de uma oficina ofertada por integrantes do Pibid Interdisciplinar 1: Pedagogia e Matemática para participantes do XXII Erematsul e do I Encontro de PIBIDs Interdisciplinares do Paraná. A oficina consistiu na construção de um material didático manipulável, formado por uma cadeia de tetraedros que gira em torno do seu centro, chamado caleidociclo (em particular o caleidociclo hexagonal). Durante a aplicação da mesma, alguns alunos apresentaram dificuldades com relação aos conceitos de geometria, o que não os impediu de construir o caleidociclo, pois, no decorrer da construção, foram explorados alguns conteúdos matemáticos envolvidos, como por exemplo, posição relativa entre retas, polígonos, ângulos, simetria, congruência e semelhança, poliedros, relação de Euler, área, volume, entre outros. Esta atividade, por se tratar de um material concreto, contribui para que os alunos consigam atribuir significados aos conceitos estudados sem que a atividade torne-se cansativa. Como cada participante traz seu conhecimento e suas experiências, trocando informações, surgem novas ideias para o desenvolvimento de atividades matemáticas com caleidociclos. A cada aplicação, novas propostas vão surgindo e a formação do público participante implica em resultados. Acreditamos que as dificuldades e erros dos alunos durante as atividades são oportunidades de aprender, o que faz com que o trabalho nunca termine pelas novas oportunidades que são geradas.