Tamanho da fonte:
UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM/PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa de mestrado em que se investigou ações propostas em uma disciplina de Prática de Ensino, identificando aquelas que podem ter possibilitado a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de conteúdos matemáticos por egressos de um curso de Licenciatura de Matemática. A disciplina de Prática de Ensino, investigada nesta pesquisa, tem/teve foco no estudo/uso de tecnologias digitais, e por isso foram realizadas entrevistas (gravadas e transcritas) com 27 egressos desse curso, que realizaram essa disciplina no período de 2010 a 2015. A partir da análise das falas desses egressos, foi possível identificar três ações propostas nessa disciplina, que podem ter mobilizado a construção de conhecimentos: planejamento de aulas com o uso de tecnologias digitais, desenvolvimento de aulas com o uso de tecnologias digitais e a relação teoria e prática na disciplina. Neste artigo, tem-se o objetivo de analisar a ação de desenvolvimento de aulas com o uso de tecnologias digitais, como uma possibilidade de construção de conhecimentos sobre a docência, uma vez que as falas de egressos sinalizam que tiveram momentos de discussão e vivência da docência, seja com os colegas da turma ou com alunos da Educação Básica, com o uso de tecnologias digitais em/para aulas de Matemática.
Texto completo:
PDF