Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Esta pesquisa teve como proposta analisar o desempenho em operações aritméticas, por meio de expressões numéricas, de 45 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 13 anos de uma escola pública do distrito de Mosqueiro, município de Belém - PA. Os sujeitos foram submetidos a testes por meio de um formulário contendo questões acerca do referido assunto. As questões foram pensadas, de forma que os modelos fossem coerentes com a proposta didática e também que formassem um nível de crescimento de dificuldades: fácil médio e difícil. Os resultados foram analisados a partir de categorias que tinham por objetivo singularizar os diversos tipos de erros das operações com expressões. Os dados corretos e incorretos das resoluções revelaram que os alunos possuem dificuldades em multiplicação, divisão, subtração e adição. Foram identificados também erros referentes às regras de resolução das expressões. Igualmente foi constatada dificuldades no desempenho em operações aritméticas com números inteiros.
Palavras-Chave: Aritmética. Expressões Numéricas. Desempenho. Análise de erros.