Última alteração: 29-09-2017
Resumo
O presente texto busca discutir as contribuições da utilização de tecnologias touchscreen para o desenvolvimento do pensamento matemático. Mais especificamente, propõe uma investigação de singularidades no desenvolvimento dos hábitos do pensamento em atividades de Modelagem Geométrica implementadas a partir do uso da tecnologia touchscreen. A escolha de trabalhar com Modelagem Geométrica é explorada neste trabalho com a finalidade de possibilitar aos sujeitos envolvidos o estudo de fenômenos reais que possam ser investigados, assimilados e melhor compreendidos do uso de ferramentas matemáticas. Trata-se de um estudo exploratório, em virtude da escassez de estudos na área. Como suporte tecnológico, a escolha pelo Sketchometry, software de geometria dinâmica disponível para smartphones, se justifica pois este possui um importante destaque no desenvolvimento da proposta de pesquisa, uma vez que, através do seu uso, é possível que os sujeitos elaborem e construam modelos geométricos de forma corporificada (interação touchscreen). Assim, espera-se ampliar o conhecimento sobre o modo como o uso da tecnologia touchscreen pode potencializar o desenvolvimento do pensamento ou, ainda, identificar uma nova forma de pensamento do sujeito quando em ações corporificadas na utilização desta tecnologia.