Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGENS POR PROJETOS: O CASO DO LAB NEHYTA
João Marcos Marques Machado, Kaoni Kenne, Rodrigo Dalla Vecchia

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Tendo como foco o levantamento de situações que visem o desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade local, este trabalho preocupa-se em expressar um olhar pela perspectiva do ensino e aprendizagem de Matemática por meio do trabalho com Projetos. Trata-se neste relato sobre experiência acerca de ações desenvolvidos na iniciativa Convexo, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nehyta Martins Ramos e um grupo de alunos dos anos finais do ensino fundamental desta mesma Escola, na cidade de Porto Alegre. Aqui, os resultados obtidos encaram-se sob três nortes: legado social, econômico e cultural para a comunidade; percepção dos estudantes como sujeitos ativos e potentes da sociedade; e aprendizagens matemáticas promovidas através de ações interdisciplinares e contextualizadas, disparadas pelos interesses dos estudantes.

Texto completo: PDF