Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
TECNOLOGIAS DIGITAIS e o CALCULO DIFERENCIAL: ações e interações de um aluno em espaços virtuais
Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esse artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, que se configura nas ações e interações de um aluno, denominado de Bernoulli, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da disciplina de Cálculo I, organizado a partir da Plataforma moodle[1], e em um grupo do WhatsApp. A pesquisa de mestrado teve como objetivo analisar possibilidades de aprendizagem sobre Derivadas em um ambiente de aprendizagem construcionista. Para alcançar o objetivo da pesquisa desenvolveu-se parte de uma disciplina de Cálculo I a distância, com uma turma de alunos, de uma Universidade pública brasileira. Os dados foram obtidos a partir de registros da professora e/ou alunos no (AVA) da disciplina, de diálogos entre alunos no WhatsApp e da realização de uma entrevista semi-estruturada. A análise que apresentamos neste artigo foi realizada a partir dos estudos de Suely Scherer, sobre atitudes e ações de educador e educandos em ambientes virtuais. O que se concluiu é que a aprendizagem do aluno investigado aqui, está diretamente relacionada à atitude por ele assumida nos espaços virtuais da disciplina.


[1]A Plataforma Moodle possui recursos para o desenvolvimento de atividades : agenda, Fórum, produção, tarefa, webfólioindividual, webtecae e-mail.


Texto completo: PDF