Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar como o eixo Geometria é trabalhado nos anos iniciais do ensino fundamental. As perguntas norteadoras foram: por que os conteúdos de Geometria, nos anos inicias, são trabalhados de forma superficial ou deixados para o fim do ano letivo? Por que os professores não trabalham estes conteúdos de diferentes maneiras? Tratou-se de um estudo qualitativo com uma metodologia desenvolvida na investigação/ação e fundamentada em pesquisas bibliográficas oportunas. Realizou-se uma sequência didática com atividades diferenciadas envolvendo a Geometria e a Literatura Infantil, em uma turma do 2º ano do ensino fundamental em uma escola do município de São Bernardo do Campo. A proposta envolveu os livros de literatura infantil, que apresentam um conteúdo matemático e proporcionaram aprendizagens contribuindo com o processo de ensino. O trabalho baseou-se na tendência em Matemática denominada “Literatura e Matemática” que apresenta aspectos interdisciplinares para o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras Chaves: Geometria. Alfabetização Matemática. Anos Iniciais. Literatura Infantil