Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de um estudo desenvolvido por um Grupo de Pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC na Região Oeste de Santa Catarina. A pesquisa insere-se na perspectiva qualitativa, e contempla o desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem – OVA para o ensino de Matemática, especificamente de Geometria dos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo considera a análise de narrativas e argumentações matemáticas dos estudantes na discussão de representações geométricas tendo em vista processos de ensino e de aprendizagem. A coleta de dados tem por amostra estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública, ocorre a partir de sessões filmadas, registros escritos e caderno de campo. A organização e a análise dos dados, contemplam categorias de conteúdo. Os resultados parciais indicam que os argumentos utilizados pelos estudantes na maioria das vezes evidenciam os significados matemáticos construídos na interação com os OVA.