Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: UM ESTUDO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Marcia Azevedo Campos, Ivana Paula Ferraz Andrade

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Relatamos aqui uma experiência docente onde propomos aos alunos matriculados no componente Álgebra Linear, do curso de em Engenharia Civil/XXXX, através de testes diagnósticos e de intervenção no contexto da disciplina, que produzissem respostas/justificativas em linguagem natural para as questões em linguagem algébrica.  Motivados por questões recorrentes como qual a importância do ‘português’ nas aulas de cálculo? construímos o objetivo central da pesquisa: Investigar as dificuldades apresentadas pelos alunos na compreensão dos conteúdos algébricos, sua linguagem e significação e os possíveis efeitos que uma intervenção de ensino pautada  na atribuição de significados à linguagem algébrica através do uso da linguagem natural pode exercer sobre a compreensão, manutenção e a sustentação desse conhecimento. Os instrumentos foram elaborados de acordo com TRRS de Duval (2004, 2009, 2011) e discutidos à luz da linguística textual expressada por Koch (1998; 2000), Bakhtin (2000) e Câmara Jr. (1999) e aplicados aos participantes como atividade da Iniciação Científica que fazemos parte. Buscamos resultados qualitativos, focando na aprendizagem dos conteúdos de álgebra e os resultados apontaram o quão importante é a linguagem para a matemática, tornando conceitos mais próximos e algoritmos por si só não fazendo mais sentido. Concordamos com Lins (2012) que a atividade algébrica vai além de procedimentos e algoritmos de resolução, consiste no processo de produção de significados (p.28). Colhemos argumentações lógicas, o pensar sobre e produção de justificativas aos conteúdos trabalhados, estendendo a outros contextos, outras disciplinas. Sentimos ultrapassar os limites da sala de aula, tornando a aprendizagem mais próxima e prazerosa.

Texto completo: PDF