Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A ARTE QUE REVELA A BELEZA MATEMÁTICA
Rosana de Andrade Araujo Pinto, Kairo Victor Neves Ferreira de Olinda

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


O trabalho busca aproximar duas componentes curriculares vistas por muitos como disciplinas antagônicas, a matemática e a arte. A função mais importante da matemática na ciência é o papel que ela possui na formulação e explicação de teorias e modelos científicos. Nesse sentido, a principal abordagem do trabalho está em verificar a presença de atributos matemáticos usados no processo de criação das obras do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. As obras de Escher estão fortemente carregadas de conceitos matemáticos extraídos especialmente do campo da geometria. Para trabalhar a aprendizagem matemática se fez necessário reestruturar conceitos matemáticos existentes, ressaltando primeiramente as noções geométricas básicas, e assim, delinear uma abordagem pedagógica, na qual os estudantes são capazes de construir seus próprios conceitos matemáticos. As obras de Escher fascinam por representar a tridimensionalidade dos objetos na bidimensionalidade irrefutável do papel, estimulando a imaginação. Deste modo, o estudante é instigado a desenvolver suas próprias obras de arte inspirados na forma que o artista brinca empregando as isometrias, para criar ornamentos através de mudanças nos traços, sem alterar o polígono regular, de forma que cubra-se a si mesmo. O minicurso foi desenvolvido em etapas. A primeira, baseia-se na motivação e exposição do tema aos estudantes, em seguida, mobilizar conhecimentos geométricos através de atividades experimentais promovendo o uso de materiais didáticos simples e adequados para o desenvolvimento das atividades, e por fim, a execução de pequenos trabalhos, inspirados no método de construção do artista através do uso das isometrias.


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