Última alteração: 22-09-2017
Resumo
O presente estudo apresenta parte da proposta de um mestrado, que ainda está em estágio inicial, desenvolvido no Programa Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa se relaciona com outros três trabalhos que estão sendo desenvolvidos no mesmo programa, todos em níveis de mestrado, que se propõe a escrever a história das metodologias de ensino de matemática nas escolas primárias de Santa Catarina, orientados pelo professor Dr. David Antonio da Costa. Essas pesquisas estão em consonância com estudos e pesquisas realizados pelo Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT), que é coordenado pelo professor Dr. Wagner Rodrigues Valente, e é referência nas pesquisas em História da educação matemática no Brasil (HEM). O projeto de pesquisa aqui apresentado, tem como propósito analisar os movimentos e dinâmicas da constituição da disciplina escolar de matemática no curso primário da Escola de Aprendizes Artífices, em particular, a escola de Santa Catarina. Para isso, serão analisados documentos oficiais que conduziram para uma estruturação curricular unificada a essas escolas, em particular, os Relatórios de Supervisão e Remodelação. Porém, não será descartado a análise de outros documentos que poderão se articular com os primeiros, conduzindo para uma análise que fique mais próximo da realidade histórica que se busca representar. A História da educação matemática, a História Cultural, a história das disciplinas escolares e os estudos sobre cultura escola, servirão de referenciais teóricos-metodológicos para as discussões e análises do que foi proposto.