Última alteração: 04-10-2017
Resumo
RESUMO
Este trabalho descreve o desenvolvimento e o uso de jogos digitais como fermentas de ensino-aprendizagem no campo da Estatística Básica. A pesquisa baseia-se, sobretudo, na aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), mais especificamente a Informática, para fins educacionais. Pelo fato de a integração das tecnologias digitais às escolas ser um grande desafio na atualidade, objetiva-se destacar a importância das mesmas na área educacional. Os jogos foram desenvolvidos por alunos do Instituto Federal do Pará, campus Tucurui, e testados em uma Organização Não-Governamental (ONG) da região que atende alunos matriculados, em sua maioria, nos anos finais do ensino fundamental. Nessas ações, os professores participaram como facilitadores da construção do conhecimento. Os jogos criados abordam conceitos introdutórios da Estatística Básica: amostra, população, média, mediana, quartis, desvio padrão, variância, desvio médio, moda e gráficos. Os resultados deste estudo mostram que a utilização de jogos digitais atrai o interesse dos alunos e facilita o estudo desses conceitos estatísticos. Dessa forma, os jogos digitais podem ser ferramentas úteis no ensino da Estatística.
Palavras-Chave: Jogos digitais. Software educativos. Estatística Básica.