Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA
Ursula Tatiana Timm, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este texto apresenta uma pesquisa realizada para verificar as possibilidades de inserção de atividades extensionistas em um curso de Matemática Licenciatura, cujo propósito é atender a determinação do Ministério da Educação, de que o projeto de formação dos professores seja elaborado por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, estabelecendo a incorporação de, no mínimo, 10% do total de horas curriculares de formação acadêmica em programas e projetos de Extensão Universitária.

Buscou-se identificar as concepções dos estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, sobre Extensão Universitária e o grau de comprometimento destes em relação a divulgação dos conhecimentos acadêmicos para a comunidade. Foi realizada uma pesquisa com um grupo de 69 licenciandos em Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), utilizando-se da aplicação de um questionário. Ao realizar o estudo, percebeu-se que os acadêmicos não têm conhecimento sobre o conceito de Extensão Universitária e não possuem clareza em relação às competências necessárias para ser professor, evidenciando a necessidade de refletir e analisar, com os estudantes em formação, os objetivos de uma atividade extensionista e as atribuições relativas à docência, bem como, as habilidades e competências que os mesmos necessitam construir ao longo de sua formação. Apresentando uma breve reflexão sobre a Extensão Universitária e as possibilidades de inserção da mesma no currículo de um curso de formação inicial de professores de Matemática, pretende-se contribuir e ampliar as discussões das questões presentes em relação à viabilidade da curricularização da extensão em cursos de licenciatura.