Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
EXPERIMENTANDO RECEITAS DE FUBÁ E TANGRAM NO ENSINO DE FRAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE SER ALUNO E SER PROFESSOR EM UM CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO
Guilherme Vier, Caroline Dal Agnol, Bruna Sachet

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O texto relata uma experiência vivenciada por alunos da graduação de Licenciatura em Matemática da Universidade na disciplina de Estágio em Educação Matemática I. A proposta relatada foi desenvolvida em uma escola pública de Porto Alegre em forma de oficinas em turmas de primeiro ano da Educação de Jovens e Adultos, tendo por objetivo desenvolver o conceito de fração e as relações parte - todo. É feita análise e discussão sobre a relação entre o ambiente de aprendizagem da proposta e os conhecimentos construídos pelos alunos nesse ambiente, além de serem brevemente abordados os processos de avaliação utilizados. Como conclusões, o ambiente de aprendizagem viabilizou aos alunos uma visão contextualizada do conceito de frações, autonomia e protagonismo no processo de aprendizagem, compreender e manipular frações por meio dos conceitos de unidade e relação parte - todo, além de viabilizar, conjecturar e validar hipóteses sobre medidas e proporcionalidade de áreas por meio de sobreposição de figuras e comparações, o que se refletiu em estruturas de argumentação matemática escrita.

Texto completo: PDF