Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este estudo utiliza os conhecimentos da Educação Matemática Crítica e da Matemática Financeira como instrumento para a conscientização e problematização do modo como os consumidores realizam o pagamento de suas compras (parceladas ou com o uso do cartão de crédito). Como cidadãos, estamos constantemente, sendo bombardeados por ofertas de variados produtos. Estas iniciativas fazem parte da matemática em ação. Como consumidores, teremos de responder de várias formas a essa matemática e há a possibilidade que façamos isso cegamente. Diante disso, é preciso propor práticas pedagógicas que se distanciem desta concepção e que possibilitem outros modos de vislumbrar a matemática, isto é, práticas capazes de propor questionamentos e reflexões, problematizando a neutralidade da matemática e suas soluções infalíveis. Nosso objetivo é promover um alerta sobre como o equilíbrio financeiro, por meio de práticas pessoais de controle e utilização do crédito (ou do parcelamento), pode favorecer o consumidor. Para isso estruturamos e discutimos atividades investigativas que contribuem para uma visão mais adequada, ampliada e menos ilusória da Matemática Financeira na utilização de cartões de crédito.