Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente trabalho relata uma sequencia didática desenvolvida em uma turma de Pré II, com 32 crianças, na faixa etária dos 4 e 5 anos, de um CMEI de Curitiba-PR por acadêmicas do curso de Pedagogia do projeto PIBID-Pedagogia 3 da Universidade Federal do Paraná. Tem como objetivo analisar possibilidades de promover o letramento matemático no contexto da Educação Infantil. A partir do gênero textual receita foi proposto às crianças a produção de massa de modelar. Durante o processo foi instigada a participação dos alunos valorizando conhecimentos trazidos do seu cotidiano, levando em consideração o posicionamento dos mesmos em relação à escrita e reescrita da receita. A experiência evidenciou a importância do planejamento prévio das atividades a serem realizadas e a necessidade de flexibilidade visto que podem ocorrer, no desenvolvimento da prática, brechas para conhecimentos que não foram pontuados no momento da elaboração do planejamento. As experiências docentes assim como as pesquisas realizadas na universidade contribuíram para formar novas perspectivas para o trabalho docente na Educação Infantil. É possível trabalhar com a perspectiva do letramento na Educação Infantil desde que se contemple o contexto lúdico do universo infantil.
Palavras-chave: Letramento Matemático. Matemática na Educação Infantil. PIBID.