Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PROFESSORES POLIVALENTES: QUAIS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA CARREGAM CONSIGO?
José Wilson dos Santos, Luciane Clementino Pereira Aguillar

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este texto apresenta dados de uma pesquisa que tem como foco analisar a influência das experiências vivenciadas durante a Educação Básica na vida futura de um grupo de pedagogos (professores e futuros professores) participantes de um curso de especialização em Psicopedagogia. O material empírico foi produzido por meio da aplicação e análise de um questionário aplicado aos sujeitos, bem como da gravação em vídeo e transcrição dos encontros. Os resultados expõem de forma preocupante o desencanto de grande parte destes profissionais quanto ao ensino de matemática nas séries iniciais. Mais que isso, desvela algumas frustrações ocorridas durante sua educação básica, e que a formação inicial não lhes permitiu superar. Todavia aponta na formação continuada a possibilidade de superação deste cenário e subsidio para a melhoria da formação e desenvolvimento profissional dos sujeitos.

Texto completo: PDF