Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
GEOGEBRA COMO UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES LINEARES PLANAS VINCULADO A MANIPULAÇÃO DE IMAGENS
Jullian da Silva Moreira, Wagner Ferreira de Santana

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


O presente artigo visa o uso do Geogebra como um suporte para ensino e aprendizagem das Transformações Lineares Planas inserido no Componente Curricular Álgebra Linear, que por sua vez é visto por muitos dos cursos como um Componente muito teórico, podendo trazer obstáculos durante seus estudos. Pensando nisso este artigo ira abordar uma forma prática do comportamento destas transformações lineares, enxergando de forma dinâmica daquilo que foi assimilado teoricamente, auxiliando assim como um suporte para o conhecimento. Desta forma, mostrando o potencial do software Geogebra como um instrumento que defende a Teoria de Registros de Representações Semióticas.  Diante disso, construímos um arquivo no Geogebra no qual podem ser visualizadas, de forma simultânea, as partes, algébrica e geométrica, das Transformações Lineares Planas, onde conseguimos estudar o comportamento de uma imagem durante sua manipulação, ajudando associar o uso delas de forma prática. O objetivo da criação deste arquivo foi produzir, através da teoria das transformações lineares, um ambiente dinâmico para a prática da Álgebra Linear auxiliando no ensino das Transformações Lineares Planas e podendo servir como influência para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC), no caso desse artigo o Geogebra, em outros assuntos da Álgebra Linear ou em outros Componentes Curriculares do Ensino Superior, podendo abranger de forma dinâmica o conhecimento dos estudantes.

Palavras-chave: Geogebra. Álgebra Linear. Teoria.  Semióticas. Simultânea.


Texto completo: PDF