Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A Tendência Socioetnocultural na Educação Matemática
Lara Cansi de Moraes, Gabriela Gohlke Bley, Tatiana Taís Schein, Lucilaine Goin Abitante

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre a tendência socioetnocultural cuja construção se deu a partir de um estudo sobre a aprendizagem de alunos de classes menos favorecidas da sociedade brasileira. Baseada nas teorias de Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrosio, essa tendência traz um enfoque cultural sobre as metodologias utilizadas na Matemática, mostrando a importância da valorização social e cultural na educação. Com o objetivo de tornar a matemática mais compreensível para o educando, já que sua linguagem complexa pode ser um empecilho para o sucesso na aprendizagem, a tendência aborda perspectivas voltadas para a realidade do aluno. Assim, para verificar se o uso desta tendência interferiu positivamente na compreensão do conteúdo, foi feita uma pesquisa com uma professora que atuava na época em que a tendência começou a ser utilizada. O resultado deste estudo, auxiliou a sustentar a ideia de quanto é importante uma aula próxima a realidade cultural e social do aluno, o qual consegue visualizar com mais facilmente a matemática no dia a dia relacionado com seu contexto sociocultural.  Portanto, este estudo foi de extrema relevância enquanto futuros docentes de matemática, para entender que a utilização da tendência socioetnocultural precisa ser efetivamente incorporado aos métodos de ensino utilizados atualmente, como também, fazer com que professores que não o utilizam passem a repensar seus métodos de ensino, visando sempre o sucesso do educando e, consequentemente, de todos os envolvidos.


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