Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÂO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA REALIZADA COM ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Vânia Bolzan Denardi, Eleni Bisognin

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais conhecimentos matemáticos prévios que os alunos ingressantes em um curso de Licenciatura em Matemática trazem do Ensino Médio, necessários para a aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral, bem como identificar as representações semióticas utilizadas por esses alunos. Como suporte teórico fez-se uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. A pesquisa foi realizada com vinte e oito alunos, de uma universidade pública, matriculados na disciplina de Matemática Elementar. Foi feita uma avaliação diagnóstica, composta por seis questões, que abordou noções de matemática básica. Para este trabalho foram analisadas duas destas atividades. Por meio da análise dos dados, constatamos que a maioria dos estudantes apresenta dificuldades em relação: às operações algébricas, à mobilização dos conceitos de equação e de função, à resolução de inequações e à utilização de diferentes representações do mesmo objeto matemático.

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