Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O JOGO COMO UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA NAS OFICINAS DO PIBID: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA AS DIFICULDADES DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
Gabriela Gohlke Bley, Tatiana Taís Schein, Elizangela Weber

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este trabalho relata uma oficina didática realizada com alunos do 8° ano de uma Escola da rede municipal de ensino do município de Santa Rosa/RS, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), vinculado ao subprojeto de Matemática do Instituto Federal Farroupilha- campus Santa Rosa. O jogo, enquanto recurso didático é um instrumento que facilita o processo de ensino e de aprendizagem, a construção do conhecimento e a compreensão de conceitos matemáticos. As atividades com jogos estimulam o raciocínio lógico, criam habilidades e enriquecem a interação entre os alunos, e dos alunos com os professores, trazendo a atenção do aluno para a aula e para os conteúdos abordados mais facilmente. Neste sentido, a oficina realizada na Escola teve como objetivo sanar as dúvidas existentes nos conteúdos envolvendo operações entre números inteiros de uma maneira diferenciada, que prendesse a atenção do aluno, os quais apresentam algumas dificuldades nas operações dos números inteiros. Ao concluir a tarefa visualizou-se que a atividade lúdica desenvolvida contribuiu para verificar quais as dúvidas ainda existentes, além do entendimento dos alunos acerca dos conceitos abordados e auxiliou na compreensão dos mesmos, sendo que trabalhando de forma diferenciada pode-se perceber o aumento relativo do interesse dos alunos, pois as atividades foram dinâmicas e divertidas.


Texto completo: PDF