Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Resumo: Apesar das contribuições da álgebra para o desenvolvimento das pessoas, é possível perceber que existem dificuldades quanto à apropriação dos conceitos algébricos nos diferentes níveis de ensino. Por meio de ações extencionistas, foi possível constatar a dificuldade de aprendizagem das expressões algébricas e elaborar de intervenções pedagógicas para estudantes da educação básica, fundamentadas teoricamente em relação aos processos de ensino e de aprendizagem, a Didática Matemática e a álgebra. O minicurso propõe uma reflexão sobre o que foi feito e estudado por professores extencionistas e acadêmicos bolsistas do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com professores da educação básica em ações do projeto de extensão Formação Continuada de Professores de Matemática da UPF, do Programa Integração da Universidade com a Educação Básica (PIUEB). Dentre os vários conceitos que integram a álgebra na educação básica, para o minicurso, o tema escolhido foi expressões algébricas, por ser um conceito subjacente aos demais conceitos algébricos. Com o minicurso, será possível dialogar com professores em exercício e avaliar a validade da proposta, e consequentemente, contribuir com a área da Educação Matemática.
Palavras Chaves: Educação Matemática. Ensino de álgebra. Expressões algébricas.