Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Aprendizagem significativa de matemática: uma aula no 6º ano do ensino fundamental II
Rômulo Feitosa Moraes, Francisco Ronald Feitosa Moraes

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


Resumo: A matemática é capaz de despertar nos estudantes a curiosidade para desenvolver a capacidade de generalizar, projetar prever e abstrair. Dessa forma o pensamento se estrutura e o raciocínio lógico se desenvolve, permitindo ao estudante evoluir e aprofundar sua aprendizagem sobre os conceitos matemáticos. É importante que as escolhas metodológicas do professor sejam claras aos estudantes de modo a garantir uma orientação específica e compreensão das ações a serem realizadas durante as situações didáticas, fazendo evoluir a aprendizagem. Iniciamos com o estudo da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel para fundamentar a necessidade de um ensino de matemática que permita aos estudantes construírem significado a partir de suas vivências, e, apresentamos o desenvolvimento de algumas aulas de matemática, mediante o projeto “3SS4 C01S4 C0NT3M M4T3M4T1C4” elaborado para que os estudantes pudessem perceber a existência real da matemática, o qual foi realizado na Escola Centro Educacional Municipal Padre Pedro José, com uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Para isso nos embasamos nas ideias de autores como Vygotsky (1991), Moreira (2010), D’Ambrósio (1996), entre outros. Percebemos, a partir da realização das atividades, que os estudantes compreenderam que a matemática é uma Ciência viva e existe em todos os lugares e situações.

Palavras Chaves: Educação Matemática. Ensino de matemática. Aprendizagem Significativa. 


Texto completo: PDF