Tamanho da fonte:
ATRIBUINDO SIGNIFICADOS À MATEMÁTICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma parte dos dados de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma Escola Estadual de São Paulo, localizada no município de Presidente Prudente, em que os alunos utilizaram o kit de Robótica Educacional Lego Mindstorms para resolver tarefas matemáticas que lhes foram propostas. Os dados que serão apresentados se referem ao momento em que os alunos tiveram que programar o protótipo para que ele realizasse uma trajetória, cujo rastro formasse a imagem de um quadrado. Foram analisadas as discussões dos grupos durante o desenvolvimento da tarefa, bem como as discussões realizadas no momento de síntese.. A realização da tarefa explicitou a compreensão dos alunos sobre o conceito quadrado (polígono regular quadrilátero), além de permitir que eles utilizassem e explorassem outros conceitos matemáticos ao programar o protótipo para a realização da tarefa. Na programação do protótipo, os alunos puderam conjecturar, testar, verificar e/ou refutar tais conjecturas, argumentar seus raciocínios e com a execução pelo protótipo dos comandos dados por meio do software, os alunos puderam atribuir significados aos conceitos matemáticos já abordados em anos escolares anteriores.
Texto completo:
PDF