Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Visamos, com este trabalho, apresentar os resultados obtidos no período de março a maio de 2017 do trabalho realizado com as turmas de 3º ano de uma escola de ensino fundamental do município de Santa Cruz do Sul, RS, em parceria com o subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tratamos aqui, de nossas percepções a partir de uma proposta lúdica realizada em sala de aula como uma possibilidade de construção da aprendizagem. O estudo foi realizado em quatro encontros, sendo dois em cada turma. Naquele período, o tema das aulas era a construção do número, que foi explorada com o auxílio do material dourado e do jogo “Nunca dez”. No primeiro encontro de cada turma, construímos números até a unidade da centena. Já no segundo, a construção se deu até a unidade de milhar. Ao final de cada encontro, percebemos que os estudantes conseguiam realizar com facilidade a leitura dos números e sua escrita, bem como comparar diferentes números. Este processo facilitou a compreensão da adição e subtração de números naturais, que ocorreu nos quatro encontros que seguiram ao longo da proposta.