Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA GRÁFICA BLOCKLY NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ALGORITMOS
Carmen Scorsatto Brezolin, Neiva Ignes Grando

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Algoritmos é uma disciplina na qual são abordados os conceitos fundamentais de programação de computadores, considerados essenciais para os alunos que desejam seguir um curso de Tecnologia da Informação. Nessa disciplina, exige-se do aluno elevada capacidade de raciocínio lógico e de abstração, sabendo que para escrever os algoritmos são necessários os conceitos da matemática, uma vez que se fazem necessários o uso dos seus símbolos, operações e equações para que esses funcionem corretamente. Sendo assim a Matemática é essencial na construção da maioria dos softwares. Nesse contexto, este artigo apresenta algumas reflexões referente a pesquisa que se propôs a investigar as potencialidades do uso de uma ferramenta gráfica (Blockly) como estratégia de ensino e de aprendizagem na disciplina de Algoritmos. Participaram do estudo alunos e a professora da disciplina de Algoritmos, do Curso Superior em Sistemas para a Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense/Ifsul, do campus de Passo Fundo/RS. Os dados da pesquisa foram constituídos de registros das atividades realizadas pelos alunos com o uso da ferramenta gráfica, baseadas na observação do “comportamento”, das “atitudes” e dos procedimentos adotados pelos alunos e pela professora no decorrer do processo investigativo. Constatou-se que o uso de um software com o intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de algoritmos constitui os “saberes” necessários para ensinar.


Texto completo: PDF