Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS: SABERES DOCENTES (RE)CONSTRUÍDOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Kariely Lopes Gomes de Brito, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Danielly Fraga Santana

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O estudo apresenta os processos iniciais de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática, a qual traz como temática o conceito de divisão com números naturais. O objetivo foi analisar saberes que os professores dos anos iniciais (re)constroem ao refletirem sobre o conceito de divisão  num curso de formação continuada. Para alcançar tal meta, ministrou-se uma formação destinada a professores dos anos iniciais de Itaguaçu – ES, onde se discutiu conceitos que envolvem a divisão e seu ensino e aprendizagem. O curso contou com carga horária equivalente a 80 horas, distribuídas em encontros presenciais e atividades online realizadas na plataforma moodle. Subsidiada por discussões teóricas a respeito do conteúdo divisão e por aspectos provenientes da experiência dos professores, a formação contou com momentos de interação em grupo, onde os participantes trabalhavam coletivamente para realização das atividades propostas ao mesmo tempo que refletiam sobre sua prática. Este estudo, de natureza qualitativa, baseou-se numa metodologia de pesquisa do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI, 2012) e subdividiu-se em quatro etapas: aplicação do questionário, discussões e reflexões acerca do conteúdo divisão, elaboração de atividades e encerramento da pesquisa – esta ultima ainda em andamento. No que tange a fundamentação teórica relativa à base do conhecimento para o ensino, fundamentou-se na teoria de Shulman (1986, 2005), Ball e seus colaboradores (2008). Além disso, para tratar dos conceitos relativos ao conteúdo de divisão apoiou-se na teoria dos campos conceituais de Vergnaud (2014). No decorrer da pesquisa percebemos que os espaços de discussão que privilegiam o diálogo e as experiências dos professores consistiram em boa estratégia de formação continuada, além disso, os professores puderam (re)construir conceitos relativos ao conteúdo abordado, ampliando seus conhecimentos a respeito da divisão.


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