Última alteração: 02-10-2017
Resumo
O interesse e a pesquisa em neurociências têm crescido muito frente à necessidade de entender os processos neuropsicobiológicos respaldando as ciências da educação. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência desenvolvida junto Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação, na disciplina de Tópicos do Ensino de Matemática onde foi inserido conhecimentos básicos de neurociência. A proposta da disciplina além desenvolver temas referentes ao ensino da Matemática e suas tecnologias educacionais, foi realizar leituras, discussões e atividades práticas frente a este novo campo educacional da neurociência aplicada à educação. Uma pesquisa de abordagem quantitativa foi realizada nas sete primeiras turmas do Curso de Especialização com o objetivo de avaliar a proposta. O instrumento utilizado para coleta das informações foi um questionário constituído de perguntas fechadas aplicado ao final da disciplina. Foram entrevistados 149 alunos/professores, na qual se observou um alto grau de interesse e satisfação frente ao tema. Apenas 20% dos participantes conheciam alguma informação sobre Neurociência, 92% manifestou ser necessário um aprofundamento sobre o assunto nos cursos de graduação e pós-graduação. Dentre os temas abordados na disciplina 75% dos alunos considerou as bases da neurociência o assunto que mais despertou a atenção. O conhecimento em neurociência aplicado à educação proporciona importantes subsídios para a ação docente, constituindo elemento essencial para efetivar o dialogo na formação continuada uma vez que a compreensão de como o cérebro funciona e de como se dá a aprendizagem permitem ao professor despertar para o século XXI, numa interlocução entre neurociência e aprendizagem.
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