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(RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO POR LICENCIANDOS À LUZ DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Última alteração: 26-03-2018
Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa de natureza qualitativa de um mestrado em andamento, vinculada à linha de formação de professores que ensinam matemática, de um Programa de Pós-Graduação. Ela é do tipo intervenção pedagógica, com o objetivo de analisar a (re)construção dos saberes relacionados ao conceito de divisão dos ingressantes de uma Licenciatura em Matemática. Elaboramos uma proposta para ser desenvolvida no contexto da disciplina de Fundamentos da Matemática, com diferentes abordagens e analisamos os dados à luz da teoria de Shulman sobre saberes da docência e da teoria de Duval sobre os registros de representações semióticas. Esperamos que os espaços de interação e discussão dos encontros de formação sejam propícios para que os licenciandos (re)construam os saberes sobre o conceito de divisão. O episódio relativo à atividade que será analisada neste artigo nos aponta que muito se tem a discutir sobre o conceito de divisão e que espaços de formação via intervenção pedagógica nos proporcionam construção de conhecimento do objeto de estudo.
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