Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Este presente artigo tem como objetivo contribuir com o ensino de matemática por meio da utilização de jogos como recursos didáticos, auxiliando na formação do aluno e principalmente na superação de suas dificuldades. O presente trabalho trouxe ainda, relatos de experiência da utilização de jogos matemáticos, como estratégia no processo de ensino e aprendizagem. Realizado nas Escolas de Ensino Fundamental II da Rede Pública Estadual de Rio Branco, com os alunos de 6º ao 9º ano, com ênfase em três escolas, Padre Carlos Casavecchia, Djalma Teles Galdino e Pedro Martinello, tendo uma duração de 10 meses e, atendendo assim, aos alunos que apresentavam dificuldades com o ensino de matemática. No desenvolvimento do projeto foram utilizados quatro jogos matemáticos, onde por meio deles foram ensinadas as operações com números inteiros, equações do 1º grau, noções de raciocínio lógico e conhecimentos gerais envolvendo a matemática, possibilitando aos sujeitos, o uso de estratégias, para a resolução dos jogos propostos, levando-os a aprimorarem as suas habilidades. Por isso, a utilização desse recurso didático poderá proporcionar aos alunos trocas de experiências e discussões, além de envolvimento no processo de ensino e aprendizagem, mostrando a matemática com um olhar diferente da que estão acostumados a enxergarem.
Palavras Chaves: Jogos. Recursos didáticos. Ensino. Aprendizagem