Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A ESCOLA COMO SUJEITO DE PESQUISA
Mariana Lima Duro, Jaqueline Molon

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência a partir da prática de pesquisa dentro da escola, na perspectiva do pesquisador quanto a receptividade da escola para tal. Ou seja, busca-se relatar a maneira como a escola entende a pesquisa em educação matemática tendo em vista a necessidade de utilizar seus espaços e tempos a fim de produzir conhecimentos novos ou mais aprofundados sobre temas que retornam para a própria escola, com seus resultados e respostas, após o término a pesquisa. O que se observa é que as escolas ainda relutam em receber o pesquisador, em especial, pelas alterações que acarretam na rotina diária da escola, mesmo que tenham em seu discurso a importância da prática de pesquisa. Quando concordam, exigem uma troca justa de conhecimentos, tendo interesse em ter acesso aos resultados obtidos ainda que com a certeza de que dados que identifiquem a escola não sejam divulgados. Percebe-se um real receio sobre o fato de a pesquisa acarretar em julgamentos negativos quanto aos resultados de desempenho apresentados pelos alunos ou professores ou sobre as práticas educacionais adotadas, bem como sobre as condições materiais da escola e seus recursos. A importância da pesquisa dentro do ambiente se dá pela necessidade de um espaço que remete fielmente ao ambiente escolar para buscar repostas a situações específicas deste ambiente. Conclui- se que é preciso manter vínculos ativos entre a academia e as escolas, destacando a importância de de as escolas servirem como sujeitos para pesquisas de e para a educação.


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