Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
SE SENTIR MATEMÁTICO NA VIDA
Vanessa silva da luz, Celiane Costa Machado

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo consiste em um recorte da dissertação de mestrado intitulada Etnomatemática e Educação de Jovens e Adultos: diálogos de uma prática educativa voltada para o social. O estudo está balizado pela proposta da pesquisa social e tem como abordagem a pesquisa qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no contexto das aulas de Matemática realizadas no Projeto Educação para Pescadores (PEP). Temos como objetivo compreender como os estudantes percebem e relacionam a Matemática ao seu fazer cotidiano. Para alcançar o objetivo deste estudo, o corpus desta pesquisa foi composto pelas escritas reflexivas dos sujeitos colaboradores, realizadas nas aulas de Matemática e registradas nos portfólios, assim como os registros das entrevistas individuais. Estas informações foram analisadas com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Neste relato apresentaremos como resultado um recorte do metatexto intitulado Se sentir matemático na vida.


Texto completo: PDF