Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Esta comunicação científica reuni os resultados de três trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados. Nosso objetivo foi
identificar recursos que podem ser utilizados em atividades inclusivas para o ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos os trabalhos que foram realizados nos últimos dez anos na instituição com a temática investigada e encontramos somente os três trabalhos finalizados nos anos de 2017 na Universidade Federal Grande Dourados. Tal fato nos leva a crer sobre a necessidade em realizar mais pesquisas nessa temática. Ambas as metodologias utilizadas nas investigações foi a bibliográfica, no qual analisaram pesquisas e livros de literatura infantil e realizaram as categorias de análise que evidenciaram os recursos a serem utilizados em atividades de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos jogos e brincadeiras identificamos o uso das tecnologias por meio dos jogos no ensino de Matemática, na arte –matemática observamos atividades com o Tangram, e nos livros infantis os agrupamos entre os livros que possuem rima, livros de imagem, livros que apresentam conteúdos matemáticos, livros que abordam a inclusão e a Matemática. Consideramos que a reflexão sobre diferentes atividades pode contribuir significativamente para o ensino de Matemática na Educação Inclusiva.
Palavras Chaves: Educação Matemática; Educação Inclusiva; Metodologia de ensino