Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM SENSO NUMÉRICO PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA
Sula Cristina Teixeira Nunes, Évelin Fulginiti de Assis, Alessandra Figueiró Thornton, Luciana Vellinho Corso

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente Relato de Experiência tem por objetivo apresentar e discutir o senso numérico, sua conceituação, contribuições à educação e uma pesquisa de intervenção que visou investigar os efeitos de seu desenvolvimento e aprimoramento. Foram compilados estudos acerca do senso numérico, nos quais se pode perceber sua importância como base da construção de conhecimentos matemáticos posteriores, bem como seu papel nas dificuldades de aprendizagem em matemática. Neste sentido, a pesquisa de intervenção citada envolveu alunos com dificuldades na matemática e foi realizada em três momentos: pré-teste, com aplicação de instrumentos de avaliação da aritmética e do senso numérico; intervenção, durante as quais a pesquisadora realizou 10 encontros de atividades sistemáticas, visando favorecer o desenvolvimento de determinadas habilidades referentes ao senso numérico; pós-teste, no qual os sujeitos foram reavaliados com os mesmos instrumentos da primeira etapa. Como resultado, a maioria das crianças evidenciou ganhos nas tarefas, demonstrando os efeitos promissores de uma intervenção focada em senso numérico. Além disso, o grupo demonstrou avanços quanto às atitudes de trabalho, apresentando um papel mais ativo diante dos conflitos e problemas que surgiam ao longo das atividades. Dessa forma, se pode concluir que intervenções atuam como facilitadoras da aprendizagem das crianças e necessitam ser valorizadas pelos docentes e estar presentes no cotidiano das escolas.


Texto completo: PDF