Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as produções e discussões sobre o tema Educação Especial nos trabalhos de conclusão do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Discutiu-se as contribuições que essas publicações trazem para a área de educação matemática inclusiva. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo de vinte e dois trabalhos publicados de 2013 à 2017, utilizando da consulta parametrizada com os termos “educação especial”, "libras", "surdos", "surdez", "cegos", "deficientes visuais", "deficiência", "inclusão", "autismo", "altas habilidades", “inclusiva", “braille”,"transtorno", no site do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, na aba de “dissertações”. A Educação Especial está presente na sala de aula, em específico, na sala de aula de matemática, foco deste estudo e com isso constatamos avanços nas pesquisas, como as contribuições que os trabalhos analisados trouxeram para a área. Observamos também professores, em processo de formação continuada preocupados com o ensino e aprendizagem destes alunos, pensando e propondo atividades que contemplem o ensino de matemática para a Educação Básica nas diversas deficiências.