Última alteração: 05-10-2017
Resumo
Softwares educacionais são implementados com o objetivo de servirem como instrumentos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem em diversas áreas da educação. A tecnologia e o computador se tornaram ferramentas importantes para que os alunos relacionem conceitos matemáticos abstratos com o mundo real. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma proposta para a prática pedagógica no ensino de matrizes utilizando o software FREEMAT, um pacote matemático gratuito, similar ao software de uso comercial MATLAB, utilizado em modelagem matemática, análise numérica e na resolução de problemas científicos e de engenharia, aplicada a alunos do segundo ano do Ensino Médio do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso, na cidade de Sorriso-MT. A atividade com o auxílio do software FREEMAT possibilita aos alunos uma maneira de visualizar o que se aprende em sala de aula através da teoria. Este trabalho ainda utiliza a Taxonomia de Bloom aplicada à matemática, para avaliar a aprendizagem dos alunos.