Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DE JOGOS ESTATÍSTICOS NO GEOGEBRA: UMA PERSPECTIVA DE UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO
leandro Mendonça do Nascimento, Wagner Dias Santos, Rafael Ferreira da Costa Leite, Luciane de Souza Velasque

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


Este minicurso foi desenvolvido por professores da Educação Básica e que também estão concluindo o curso de mestrado do PROFMAT no polo UNIRIO. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de atender a demanda por aulas dinâmicas e atrativas para os alunos, fazendo com que a aprendizagem aconteça de forma natural, agradável e significativa. Utilizaremos jogos por acreditarmos que o mesmo gera um engajamento diferente da aula tradicional, almejamos que todos os alunos cheguem a formulação de hipóteses com o objetivo de obterem o êxito nas propostas. E até mesmo aqueles que tomarem no começo o processo empírico como diretriz, possam evoluir desenvolvendo assim uma base sólida de aprendizagem. Esperamos através das Novas Tecnologias motivar os nossos discentes a discutirem, manipularem e trocarem com seus pares os conceitos abordados anteriormente. Temos como objetivo referencial a aprendizagem dos conceitos de medidas de tendência central e dispersão com o suporte do Software Geogebra. Notamos que esta área de conhecimento e pesquisa, Educação Estatística, encontra-se em evolução e necessita de pesquisas didático pedagógicas principalmente depois da publicação da versão definitiva da Base Nacional Curricular Comum [BNCC] para o Ensino Fundamental. Com isso, a Estatística recebe o tratamento de eixo norteador para o ensino da matemática, colocando o professor de matemática como responsável pelo aprendizado destes conceitos, justificando assim a relevância desse trabalho.

Texto completo: PDF