Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA DAS ACADEMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: AÇÕES PEDAGÓGICAS E O TRABALHO DOCENTE
Roseléia Ferreira Prestes

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


A presente pesquisa é uma sistematização de um trabalho desenvolvido na disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática, do curso de Pedagogia da UNICNEC/Osório, a partir de uma pesquisa qualitativa, tendo como tema a percepção matemática na educação infantil. Para embasar o estudo utilizamos os pressupostos teóricos de Lorenzato (2008, 2011) e Smole (2000), nos quais buscamos evidenciar a importância do desenvolvimento do senso matemático na educação infantil. A pesquisa teve como objetivo avaliar qual é a importância que as acadêmicas atribuem em relação ao desenvolvimento da percepção matemática no seu fazer pedagógico. Para a produção dos dados desta pesquisa foi desenvolvido:  a) estudos teóricos, b) a elaboração de atividades de acordo com cada processo mental, sendo eles: Comparação, Correspondência, Classificação, Sequenciação, Seriação, Inclusão e Conservação e c) realização destas atividades com crianças de cinco anos de idade, a qual proporcionou momentos de reflexão sobre a prática desenvolvida. Os dados foram produzidos durante o desenvolvimento das aulas, no turno da noite, registrados por meio de fotos e filmagens. Com relação aos resultados, os mesmos apontam que é necessário durante as aulas serem proporcionadas experiências práticas, pois a presença desta criança possibilitou que as acadêmicas refletissem sobre as atividades elaboradas e compreendessem a necessidade de conhecer a realidade das crianças, a partir daquilo que elas já sabem e não do que almejam. E, também compreender como utilizar/explorar estes materiais, para que estes deixem de ser ilustrativos e decorativos na sala de aula.


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