Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE MODELOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA
EMERSON SILVA DE SOUSA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA, DEISE NÍVEA REISDOEFER, DAIANE RENATA MACHADO

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O artigo apresenta um mapeamento sobre o termo Análise de Modelos no âmbito da Modelagem Matemática e das Aplicações, advindo da investigação inicial de uma pesquisa de doutorado em andamento. Objetiva identificar sua inserção em alguma das etapas do ciclo de Modelagem. A busca no Google Acadêmico, de 2007 a 2015, identificou publicações que continham os termos Modelagem Matemática, modelos matemáticos e Análise de Modelos, dentre as quais, escolheu-se cinco que foram sintetizadas em tópicos pré-estabelecidos. A análise foi conduzida por categorias que evidenciam o desenvolvimento de atividades práticas de Modelagem, construção e utilização de modelos como elementos de melhoria do ensino em sala de aula, que sinalizam a análise de modelos em alguma das etapas do processo de Modelagem ou como concepção do termo.

Texto completo: PDF