Tamanho da fonte:
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO GETEMA
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este trabalho se propõe a analisar as respostas fornecidas pelos participantes do GETEMA – Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Matemática ao final do segundo módulo do curso de extensão oferecido por professores do colegiado de matemática da UNESPAR – campus Apucarana à comunidade acadêmica e a professores da rede estadual de ensino sob o tema - O Ensino da Matemática e a prática em sala de aula: ideias e possibilidades. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado no décimo e último encontro depois de terem realizado diversas atividades de investigação. Tais dados foram submetidos à interpretação e análise por meio dos recursos fornecidos pela Análise de Conteúdo. O tratamento dos dados permitiu a construção de categorias que revelam a percepção dos cursistas quanto às contribuições do uso da investigação matemática como metodologia para promover o ensino e viabilizar a aprendizagem do conteúdo matemático. A interpretação dos resultados permite identificar contribuições diretamente relacionadas à formação continuada do professor, ao estudante que passa a agir como sujeito no processo de aprendizagem e a ambos simultaneamente uma vez que favorece a interação promovendo um ambiente propício à aprendizagem
Texto completo:
PDF