Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Luiza Vasconcelos Coimbra, Pedro Nogueira de Marins, Ana Carolina Ferreira Rangel, Giane dos Santos Oliveira Silva

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


A fim de promover a ascensão do conhecimento escolar por parte dos alunos pensando em novas metodologias, um destaque de grande ascensão é o uso de jogos em sala de aula. Assim, pensando na possibilidade do uso deste recurso no ensino fundamental de matemática foi produzido no âmbito do subprojeto de Matemática do PIBID, o projeto Jogos para o Ensino de Matemática. Neste projeto foram confeccionadas propostas didáticas para o ensino-aprendizagem das operações envolvendo expressões numéricas e o estudo das equações do primeiro grau. Foram elaboradas fichas de atividades com bases nos jogos Expressionando e Equacionando. Neste pôster apresentaremos os jogos destacados, as fichas de atividades elaboradas, bem como os resultados de algumas experiências didáticas realizadas com alunos do ensino fundamental da escola sede do subprojeto de Matemática do PIBID/CAPES de nossa Instituição de Ensino Superior.


Texto completo: PDF