Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo é compreender os sentidos construídos por um grupo de professores em formação acadêmico-profissional em relação ao processo de aprender com e sobre a linguagem escrita no espaço do PIBID. A fundamentação teórica refere-se a formação acadêmico-profissional de professores de Matemática pensada como um processo inacabado que se dá em um continuum (TARDIF, 2014 e DINIZ-PEREIRA, 2008) e a linguagem escrita como um artefato cultural para a construção do conhecimento e, assim, de aprendizagem docente (VIGOTSKI, 2008, 2009). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico-cultural que teve início no 2º semestre de 2014 e está sendo desenvolvida no subprojeto Matemática do PIBID da FURG. Os sujeitos participantes são nove licenciandos do curso de Matemática e duas professoras da educação básica, ambos integrantes do subprojeto e do atual edital. As informações discursivas que originaram o corpus de análise foram produzidas a partir do desenvolvimento de duas etapas: a proposta Movimentando-se com a Escrita, realizada de outubro de 2014 à dezembro de 2015 e a conversa interativa que aconteceu de forma individual, no decorrer do primeiro semestre de 2016. A pesquisa encontra-se em fase de análise pelo método da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2011), a qual corresponde a uma metodologia com a finalidade de produzir novas compreensões em relação ao objeto de estudo.