Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: ASPECTOS HISTÓRICOS E PROPOSTA DE ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Elenice de Souza Lodron Zuin, Célio Moacir dos Santos

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


A proposta deste minicurso se fundamenta no material desenvolvido pelos autores intitulado “Uma história dos sistemas de equações lineares em livros didáticos (1930-1970): apontamentos para formação inicial e continuada de professores de Matemática e áreas afins”. Inicia-se com uma abordagem histórica dos sistemas lineares, resgatando as contribuições dos babilônios dentre outros povos; na sequência, os aspectos mais relevantes das correntes pedagógicas e reformas curriculares que incidiram em reformulações dos livros didáticos no período proposto. Baseando na metodologia da análise de conteúdo, serão apresentadas, para os participantes, determinadas categorias que possibilitaram analisar os livros didáticos, com os dados e resultados que evidenciam alterações e continuidades na apresentação dos sistemas lineares pelos autores dos livros analisados. Em uma última etapa, será conduzida uma comparação dos livros didáticos analisados entre as décadas de 1930-1970 com o tópico sistemas lineares em livros didáticos de Matemática atuais. A relevância dessa abordagem situa-se em uma preocupação com a formação inicial e continuada de professores, ainda carente de informações sobre a História da Educação Matemática no Brasil.

Texto completo: PDF