Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente artigo é fruto das intervenções realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), programa este que objetiva incentivar e qualificar a formação de futuros professores para a educação básica, aproximando-os do cotidiano escolar da rede pública e consequentemente, contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo descrever as atividades realizadas e a parceria existente entre as ações do programa e os projetos desenvolvidos na escola, por meio de um procedimento de trabalho nos diversos espaços do cenário escolar. No sentido de parceria e articulação com a educação básica esta ação foi desenvolvida, a partir do projeto estruturante “ Ciência na Escola” implantado pela Secretaria de Educação da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) que estabeleceu o tema água, como proposta de trabalho para a unidade. O PIBID entra nesse cenário, objetivando contribuir de forma efetiva no processo de aprendizagem dos alunos, relacionando os conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula com o cotidiano, numa abordagem interdisciplinar. Para isso, organizamos este trabalho, trazendo o relato das intervenções e análise dados coletados, através dos quais percebemos que os alunos da educação básica conseguiram assimilar melhor questões envolvendo gráficos e tabelas, mediante a abordagem proposta. Compreendemos, pois, que a Iniciação à Docência, que foi propiciada pelas ações do projeto ocorreu num amalgama de ações e saberes corroborando com a definição de Iniciação à Docência, numa quebra de paradigmas formativos já estabelecidos.